Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mulheres lideram em salários em municípios do Paraná; Tunas lidera, segundo pesquisa

Por Redação. Publicado em 11/03/2024 às 18:42.

Levantamento do Ipardes aponta para 23% das cidades com remuneração feminina superior à masculina

Por Marinna Prota

Um estudo realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) mostrou que em 93 municípios do Paraná, as mulheres têm remunerações superiores às dos homens.  

Uma das localidades em destaque é Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde as mulheres alcançam uma remuneração média 66% superior à dos homens. Nesse município, elas chegam a receber em média R$ 3.256,50 por mês, quase um salário mínimo a mais do que os homens que têm rendimento médio de R$ 1.957,89.

De acordo com Julio Suzuki, diretor do Ipardes, a superioridade salarial das mulheres em Tunas do Paraná deriva, principalmente, do grande contingente de empregadas na atividade do magistério. 

SONORA

Apesar da persistente diferença salarial entre gêneros, o Paraná se destaca por apresentar a maior paridade salarial na região Sul. Este cenário inclui cerca de 23% das cidades paranaenses, em Santa Catarina são 13% dos municípios e no Rio Grande do Sul 19%, conforme indicam os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2021.

SONORA