Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Nova lei no Paraná permite quebra de fidelidade de contratos em caso de desemprego

Por Jornalismo. Publicado em 26/08/2022 às 16:14.

Sancionada pela Assembleia Legislativa do Paraná, uma nova lei permite a quebra de fidelidade de contratos em caso de desemprego.

Por Marinna Prota

Elas são campeãs de reclamações e judicialização nos juizados especiais. Algumas operadoras de telefonia são conhecidas por advogados e clientes pelos contratos abusivos e pela falta de cumprimento da lei. Mas no estado do Paraná mais uma legislação tenta coibir e diminuir os problemas enfrentados pelos consumidores. Segundo o advogado Pedro Guimarães, ela foi sancionada em agosto e prevê que pessoas que percam o emprego possam romper os contratos com fidelidade sem pagar as multas previstas.

SONORA

No entanto, é preciso comprovar de alguma maneira o fim do vínculo empregatício, o que restringe a aplicação da lei para trabalhadores informais, como explica Pedro Guimarães.

SONORA

A Lei abrange as concessionárias de serviços públicos de telecomunicações e os Serviços de Televisão por Assinatura, entre outras reguladas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Conforme o texto, a dispensa da multa de fidelidade não exime o consumidor do pagamento dos débitos pendentes em razão da efetiva prestação do serviço contratado. A fiscalização para o cumprimento da nova legislação deve ser feita pela Anatel e pelo Procon do Paraná. Em caso de descumprimento, as empresas devem ser penalizadas com multas.