Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

O fenômeno El Niño está de volta: o que a região Sul pode esperar

Por Comunicação. Publicado em 09/10/2023 às 10:31.

Forte instabilidade e grande volume de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, essa é a previsão do tempo para o início de outubro na região Sul, consequência da chegada do El Niño, como explica a pesquisadora de fenômenos climatológicos Leila Limberger.

Repórter Bruna Alvares, sob supervisão de Alice Lima – uma parceria Rede AERP de Notícias e Agência Escola UFPR.

El Niño é o aquecimento das águas do oceano pacífico e se origina por uma mudança de circulação dos ventos, que diminuem a velocidade, fazendo com que menos água quente seja carregada da região da costa do Peru até a costa da Austrália. Dessa forma, mais água aquecida fica parada naquela região.

SONORA

No Sul do Brasil, o El Niño tende a causar um aumento das chuvas, principalmente se for classificado como forte ou muito forte, o que pode impactar a produção rural e causar prejuízos. Porém, a pesquisadora afirma que ainda é cedo para concluir a  intensidade. O que se sabe é que o El Niño intensifica os períodos das chamadas “chuva de verão” e que a influência provocada pelo fenômeno deve durar até o inverno do próximo ano.

SONORA

 

Agência Escola UFPR – Um projeto da Universidade Federal do Paraná que conecta ciência e sociedade. Para apresentar aos públicos as pesquisas da UFPR, produz conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, audiovisuais, eventos e muito mais.