Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

O que fazer com o carro parado durante o isolamento social?

Por Jornalismo. Publicado em 26/06/2020 às 09:29.

Você sabe quais os cuidados de manutenção seu carro precisa para evitar danos por ficar muitos dias parado? A repórter Amanda Yargas traz as dicas para quem está em isolamento social com o carro na garagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você está praticando o isolamento social e parou de utilizar seu carro com frequência, o veículo pode sofrer os efeitos da falta de uso, como conta o professor do curso técnico em Manutenção Automotiva do Senai, Adilson Torquetto.

ÁUDIO

Mas prevenir estes estragos exige medidas simples, segundo o professor. A primeira delas é prestar atenção ao combustível e ao prazo de troca dos fluídos automotores.

ÁUDIO

Se o seu carro possui ar condicionado, o professor Torquetto orienta como preparar o sistema para que ele fique muito tempo desligado.

ÁUDIO

O freio de mão deve ser desativado para evitar o travamento das lonas e pastilhas. Se necessário, use algum tipo de suporte nas rodas para evitar que o carro saia do lugar. Por último, calibre os pneus na capacidade máxima indicada pelo fabricante e tente dar uma volta com o carro pelo menos uma vez a cada vinte dias, para evitar a deformação da borracha e reativar a bateria, como explica o professor Torquetto.

Repórter Amanda Yargas.