Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ONU lança proposta para a conservação de ecossistemas e convoca participação da nova geração

Por Jornalismo. Publicado em 04/06/2021 às 13:51.

Este sábado é o Dia Mundial do Meio Ambiente e a ONU está lançando uma nova proposta para a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável.

 

Neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) está propondo um plano de restauração de ecossistemas. Segundo a instituição, 350 milhões de hectares devem ser recuperados entre 2021 e 2030, algo que deve custar em torno de 9 trilhões de dólares. Porém, com retorno econômico nove vezes maior.

A ideia da ONU é restaurar, recuperar e conservar os ecossistemas que ainda conseguem se manter intactos, promovendo um ambiente mais saudável e rico em biodiversidade. O resultado são solos mais férteis que conseguem produzir mais, preservação das reservas de água, melhora na qualidade do ar e na manutenção da temperatura do planeta.
A professora Sandra Lopes, coordenadora dos cursos de pós-graduação na área de Meio Ambiente da Uninter, explica que um ecossistema inclui todos os elementos, vivos ou não, que coexistem em um sistema funcional. Ou seja, desde as plantas, os animais, até a água, o solo, a temperatura e o ar de um determinado local. Para que a proposta de recuperação feita pela ONU tenha resultados práticos, a professora diz que é preciso uma adesão no mundo todo de todos os agentes sociais.

SONORA

Para uma mudança efetiva, a ONU elencou 10 ações que vão contribuir para o plano de recuperação. Entre elas, está a necessidade de investir em pesquisa, mudar o comportamento, estimular a contribuição de todos os grupos sociais e construir uma geração focada na construção de uma sociedade sustentável. Além disso, as ações se somam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda de 15 anos com metas de conservação e melhorias sociais para ser cumprida até 2030. Segundo a professora, estas ações são urgentes.

SONORA

Amanda Yargas