Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Operação Falsa Impressão: Receita e Gaeco combate organização criminosa envolvida em esquema de notas fiscais falsas

Por Redação. Publicado em 27/06/2023 às 12:53.

Ação conjunta desarticula grupo que utilizava empresas “noteiras” para burlar fiscalização de mercadorias contrabandeadas no Paraná.

Por Marinna Prota

Nesta terça-feira (27), a Receita Federal e o Ministério Público Estadual do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagraram a ‘Operação Falsa Impressão’. Na cidade de Grandes Rios, no Paraná, os policiais e agentes da Receita Federal cumpriram três mandados de busca e apreensão. O objetivo da ação foi combater uma organização criminosa que utilizava empresas fictícias, conhecidas como “noteiras”, para enganar a fiscalização estatal no transporte irregular de mercadorias contrabandeadas e descaminhadas.

De acordo com Rodrigo Sais, auditor da Receita Federal, o grupo criminoso criava formalmente empresas fictícias que emitiam notas fiscais falsas, dando uma aparência de regularidade ao transporte de mercadorias ilegais que entravam no país. 

SONORA

A atuação de um contador, responsável pela criação das empresas inexistentes, foi o principal alvo da primeira investida da polícia, com o objetivo de colher provas que revelem outros envolvidos no esquema.

SONORA

As investigações seguem em andamento, e os envolvidos poderão responder por crimes como formação de quadrilha, falsificação de documentos e descaminho.