Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Operação Falso Negativo investiga superfaturamento de testes para Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 02/07/2020 às 18:36.

Nesta quinta-feira, uma operação foi lançada em sete estados como parte de uma investigação sobre fraudes em licitações para a compra de testes da Covid-19 no Distrito Federal. O Paraná foi um destes estados. Confira.

 

A investigação é do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Justiça Criminal de Brasília. A suspeita é que o  superfaturamento dos testes de Covid-19 tenha sido desviado mais de 30 milhões de reais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Segundo os investigadores, a soma do valor das dispensas de licitação sob investigação supera 73 milhões de reais e o processo corre em sigilo.

Setenta e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quinta-feira pelo Gaeco no Distrito Federal, em São Paulo, no Espírito Santo, Rio de Janeiro, na Bahia, em Goiás, Santa Catarina e no Paraná.

Aqui no estado, foram nove mandados, com endereços de Maringá, na região Norte, em Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital. O procurador de Justiça Leonir Batisti, coordenador estadual do Gaeco, comenta quais foram os focos das buscas no estado.

ÁUDIO

Os itens apreendidos vão servir de base para a continuidade das investigações e a produção de provas. De acordo com o coordenador, os envolvidos podem responder por vários crimes.

ÁUDIO

Segundo a Agência Brasil, o governo do Distrito Federal informou que todos os testes utilizados na unidade federativa têm o certificado da Anvisa e que os preços de compra estavam de acordo com o mercado.

 

Repórter Amanda Yargas