Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná conta com programa de plantio e distribuição de mudas de araucárias

Por Jornalismo. Publicado em 13/11/2020 às 17:48.

Para frear essa ameaça de extinção da araucária, está em curso em todo Estado o programa de preservação ambiental Paraná Mais Verde, que vai oferecer até o final do ano 150 mil mudas para plantio onde a araucária foi devastada.

De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica publicado em 2019, a araucária, árvore símbolo do Paraná, ameaçada de extinção, ocupa menos de 3% de sua área original no estado. Atualmente, não existe no Paraná uma área contínua com mais de 10 mil hectares de floresta de araucária, que será extinta nos próximos 50 anos se nada for feito.

Para frear essa ameaça, está em curso em todo Estado, o programa de preservação ambiental Paraná Mais Verde, que vai oferecer 150 mil mudas para plantio onde a araucária foi devastada.

A produção de mudas de araucárias e outras espécies é feita pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, que mantém 19 viveiros no Estado. Os espaços produzem, por ano, cerca de 3 milhões de mudas de 80 espécies nativas, sendo 150 mil mudas apenas de araucária. A ideia é fazer o plantio de 10 milhões de mudas de árvores nativas de todas as espécies até 2022, incluindo outras espécies ameaçadas de extinção, como peroba rosa e imbuia. É o que explica o Diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra, Rafael Andriguetto.

SONORA

Segundo Andriguetto, as mudas estão sendo levadas para regiões específicas do Estado.

SONORA

Qualquer pessoa pode plantar mudas de araucária por meio do programa Paraná Mais Verde. Elas podem ser solicitadas através do link: sga.pr.gov.br.

Repórter Juliana Sartori