Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná é o segundo estado com mais roubos de fios, segundo pesquisa da Fenintra

Por Redação. Publicado em 26/07/2023 às 13:19.

Dados mostram crescimento nos casos de cabos furtados em 2022, no Paraná.

Por Marinna Prota

Um levantamento realizado pela Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra) revelou um aumento de 64% nos roubos e furtos de fios no Paraná em apenas um ano. 

Em Paranaguá, no litoral, o furto de fios de telefone deixou a central do SAMU fora do ar, impossibilitando que os moradores dos sete municípios da região utilizassem o número 192 para chamar o serviço. Já em Curitiba, uma Unidade Básica de Saúde, no bairro Fazendinha, foi afetada pelo furto de cabos de energia, deixando a unidade sem eletricidade. Essa foi a segunda vez que isso ocorreu somente este ano, obrigando as equipes a realizar atendimentos e registros à mão, sem acesso aos sistemas eletrônicos. 

Somente em telefonia e internet esse tipo de roubo causou um prejuízo de R$ 1 bilhão de reais em todo país, e o Paraná é o segundo estado mais afetado no Brasil, com um milhão de metros de cabos levados, de acordo com a Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal).  

Em resposta a esses cenários, a Polícia Civil informou que utiliza imagens de segurança para identificar os responsáveis pelos furtos.