Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná entra em alerta para risco de tempestade e queda de granizo

Por Redação. Publicado em 08/09/2023 às 16:25.

Alerta amarelo do Inmet vale até às 10 horas da manhã de sábado, dia 9 de setembro
Por Juliana Sartori

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta sexta-feira um alerta amarelo, que significa perigo potencial para a ocorrência de tempestades, ventos intensos e queda de granizo em diversos municípios do Paraná. O aviso é válido até às 10 horas da manhã de sábado, dia 9 de setembro.

Segundo o Inmet, a previsão é que diversos municípios do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registrem ao longo do dia chuva entre 20 e 300 milímetros por hora ou até 50 mm/dia; além de ventos intensos (com velocidade entre 40 e 60 km/h) e queda de granizo.
Há, ainda, baixo risco de corte de energia elétrica, possibilidade de estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

As instruções à população são: Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Outras informações devem ser obtidas junto à Defesa Civil (pelo telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (pelo telefone 193).

Reporter Juliana sartori