Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná registra crescimento na geração de empregos para mulheres em 2023 

Por Redação. Publicado em 05/10/2023 às 16:49.

Estado alcança o quarto melhor resultado do país, com 39.181 novos postos de trabalho ocupados por mulheres de janeiro a agosto.

Por Marinna Prota

De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), o Paraná apresentou um saldo positivo de 39.181 novos postos de trabalho ocupados por mulheres no período de janeiro a agosto de 2023.

De acordo com Mauro Moraes, secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, esse resultado é fruto de 534 mil admissões e 495 mil desligamentos, colocando o estado como o quarto melhor desempenho do país nesse quesito, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

SONORA

Os números revelam que os postos de trabalho femininos no Paraná representam 40,13% dos 97.769 empregos gerados para mulheres em toda a região Sul do país no período de janeiro a agosto deste ano.

Além disso, o estado também alcançou um recorde na ocupação de pessoas com 60 anos ou mais, com 400 mil trabalhadores nessa faixa etária empregados no segundo trimestre de 2023. 

Segundo Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes, esse número reflete o cenário positivo do mercado de trabalho no estado, que possui uma taxa de desemprego geral de 4,9%, a menor em quase dez anos.

SONORA