Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pesquisa da UFPR revela aumento no número de assintomáticos infectados pelo coronavírus

Por Jornalismo. Publicado em 04/12/2020 às 15:58.

Número de assintomáticos infectados pelo coronavírus aumentou nos mutirões de testagens da Universidade Federal do Paraná.

Foto: divulgação

Pesquisadores do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná identificaram 2,7% de indivíduos infectados com o novo coronavírus no último mutirão para testagem de pessoas assintomáticas. O percentual tem aumentado a cada nova rodada de testes, que estão sendo promovidas periodicamente para professores, alunos, técnicos administrativos e funcionários terceirizados da universidade. Até o momento, foram realizados quatro mutirões de testagem para assintomáticos.

Os dois primeiros eventos, em que poucas pessoas compareceram, não tiveram nenhum caso positivo de infecção pelo vírus. Já nos últimos dois episódios, um número maior de pessoas participou, o que repercutiu no aumento de resultados positivos.  A terceira rodada testou 535 indivíduos, dos quais 7 estavam contaminados, e na última, realizada no dia 24 de novembro, dos 1275 testados, 34 apresentavam-se positivos mesmo sem sintomas clássicos da infecção.

A coordenadora da ação, professora Daniela Fiori Gradia, compara os resultados obtidos nos assintomáticos com os dos testes em pessoas que apresentam sintomas, feitos em outro projeto paralelo.

SONORA

A testagem de assintomáticos possibilita identificar pessoas contaminadas e orientar para o isolamento social, medida que diminui a disseminação do vírus em ambientes que a pessoa continuaria circulando, como explica Daniela.

SONORA

O objetivo do estudo é manter uma rotina frequente para testar membros da comunidade universitária sem sintomas que estejam transitando pela UFPR. Essa ação permite identificar potenciais transmissores do vírus, promover o isolamento desses indivíduos e testar aqueles que entraram em contato com as pessoas contaminadas. Estima-se que cerca de 80% da população que é infectada pelo novo coronavírus não apresenta sintomas.

Nova rodada de testes com pessoas assintomáticas acontecerá na próxima terça-feira.

Repórter Juliana Sartori