Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Estudo mostra que gripe pode agravar doenças preexistentes

Por Comunicação. Publicado em 04/04/2024 às 13:30.

Vírus pode causar um grande impacto em órgãos vitais, como coração, pulmão e cérebro, principalmente em idosos.

Por Fernanda Nardo

68% dos brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento de que o vírus da gripe pode agravar doenças preexistentes, como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2, como revela uma pesquisa da Sanofi realizada em cinco regiões do país. Os resultados mostram que 23% dos entrevistados percebem nenhum ou baixo risco associado à escolha de não se vacinar contra a gripe. Além disso, apenas um terço dos entrevistados mostrou total conhecimento de que o vírus da gripe pode causar um grande impacto em órgãos vitais, como coração, pulmão e cérebro, principalmente em idosos. A médica alergista, Laura Maria Lacerda Araújo, destaca que o outono é uma época do ano propícia ao aumento de infecções virais.

SONORA

Segundo a especialista, a principal maneira de se prevenir é manter os ambientes mais arejados, lavar as mãos, usar álcool 70%. Ela destaca também a importância da vacinação.

SONORA

Segundo dados do Ministério da Saúde, os idosos representaram 65,6% dos óbitos por influenza no ano passado e 54,9% das hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A letalidade entre aqueles com comorbidades foi duas vezes maior em comparação aos idosos sem comorbidades.