Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Anvisa autoriza vacina contra vírus respiratório em bebês; especialista explica o que é bronquiolite

Por Redação. Publicado em 03/04/2024 às 19:18.

Imunizante é destinado à prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR), e aplicado em grávidas para proteger os recém-nascidos.

Por Marinna Prota

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização para uma nova vacina voltada à proteção de bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por infecções no trato respiratório, como a bronquiolite infantil. O imunizante, produzido pela farmacêutica Pfizer, é aplicado em gestantes para gerar proteção nos recém-nascidos, visando reduzir os casos e complicações relacionadas à doença.

O infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, do Hospital Pequeno Príncipe, destaca a frequência das bronquiolites, especialmente durante os períodos de mudanças climáticas.

SONORA 

O especialista falou sobre a relevância da vacinação como estratégia preventiva, enfatizando a preocupação com a faixa etária de até seis meses, na qual a doença pode apresentar complicações mais severas.

SONORA 

O VSR é identificado como o agente causador em aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite. A vacinação durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação busca conferir imunidade ativa aos bebês.