Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pesquisa faz levantamento de araucárias em 3 cidades do Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 20/08/2021 às 16:25.

Uma pesquisa está fazendo um levantamento das araucárias em 3 cidades do Paraná. Os detalhes na reportagem.

O Departamento de Ciências Florestais da UFPR iniciou uma pesquisa de contagem e identificação de araucárias no estado. O projeto é liderado pelo professor Carlos Sanquetta – do Centro BIOFIX de Pesquisas em Biomassa e Carbono e foi iniciado pelas cidades de Curitiba, na região Leste do Paraná, Guarapuava, no centro do estado e Santa Terezinha do Oeste, na região Oeste. 

Segundo o professor, a pesquisa usa georreferenciamento para a localização das araucárias, realiza medição do diâmetro, levanta as características de cada árvore e os danos sofridos. Só em Curitiba, em 11 bairros analisados já foram catalogadas quase 10 mil araucárias. 

SONORA

O projeto ganhou o nome de  “Araucari-ando”, já que a ideia partiu do hábito de caminhada do professor e a equipe, que conta com mais 2 pesquisadores, realiza a pesquisa a pé.  A ideia é que a pesquisa sirva de base para orientar a população sobre como promover a preservação da espécie. 

SONORA

A previsão é que a pesquisa leve um ano e meio para ser concluída na capital. O professor Sanquetta pretende escrever um livro em que vai apresentar os resultados e a experiência da viagem por Curitiba. Ele considera que estes dados devem ajudar na gestão das árvores tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada. 

SONORA 

 

Amanda Yargas