Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polarização política e fontes de informação influenciam postura em relação à pandemia

Por Jornalismo. Publicado em 23/12/2020 às 09:00.

Um estudo mostrou que a polarização política e as fontes de informação estão influenciando o comportamento das pessoas em relação à pandemia.  Os detalhes na reportagem de Amanda Yargas.

 

A pesquisa foi conduzida pelo Universidade de Brasília (CPS/UnB), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Western University, do Canadá indicou que o acesso à informação e o posicionamento político influenciam o comportamento da população em relação a pandemia. 

Segundo o professor do Departamento de Ciência Política da UFPR Emerson Urizzi Cervi, a pesquisa tem três áreas principais. 

SONORA 

A ideia do estudo era fazer uma relação entre o acesso à informação correta e a postura do brasileiro frente à pandemia.

SONORA

A pesquisa ouviu 2771 pessoas com diversidade de idade, gênero, região geográfica e classe social. Cervi explica que, numa escala de 1 a 10, a média de informação do brasileiro é 7.

SONORA

O estudo também indicou que brasileiros que aprovam o desempenho do governo Jair Bolsonaro estão menos preocupados com a Covid-19. Entre os críticos da atual administração federal, 79,2% disseram ter muita chance de se vacinar e 44,8% declarou estar muito preocupado com a pandemia. Já entre os apoiadores, apenas 21% se diz muito preocupado e o percentual dos que pretendem se vacinar cai para 54,5%. Segundo o professor, a pesquisa identificou que há uma ligação entre a tendência política, as fontes preferenciais de informação e a postura frente à pandemia. 

 

Amanda Yargas