Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polícia investiga crime de maus tratos a tubarão encontrado morto no litoral do Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 21/02/2020 às 12:11.

A Polícia está investigando o caso de um tubarão que foi arrastado para fora da água e tinha marcas de anzol no litoral do Paraná. A situação foi filmada e os envolvidos podem ser acusados de maus-tratos. Os detalhes na reportagem de Amanda Yargas.

Foto: Reprodução

 

 

 

 

A Polícia Civil está investigando o caso das pessoas que  arrastaram um tubarão encalhado para fora do mar em Guaratuba, no Litoral do Paraná. A situação foi filmada e publicada nas redes sociais, mas segundo a delegada que acompanha o caso, Fernanda Lima de Melo, a polícia está ouvindo outras testemunhas para verificar o que realmente aconteceu.

Se ficar comprovado houve maus-tratos, os envolvidos podem ficar presos de 3 meses a um ano e ter que pagar uma multa. A polícia também investiga a possibilidade de pesca ilegal, já que o tubarão tinha sido ferido por um anzol. O animal foi atendido por pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, mas, quando eles chegaram no local, o tubarão já estava praticamente morto, contou a coordenadora do laboratório, Camila Domit.

O animal era um tubarão-mako de 2m26centímetros. Por ser um animal do topo da cadeia ele traz muitas informações sobre a qualidade do ambiente, assim a carcaça vai ser analisada pela equipe da UFPR em relação a vários indicadores. A pesquisadora Camila Domit lembrou que o litoral paranaense é considerado um grande berçário de tubarões de várias espécies, mas que eles se alimentam de outros peixes, tartarugas e quase nunca chegam à costa.

 

Repórter Amanda Yargas