Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prazo de validade do registro de caminhoneiros na ANTT é extinto

Por Jornalismo. Publicado em 31/08/2022 às 20:16.

O prazo de validade do registro de caminhoneiros na ANTT foi extinto, agora o documento não tem mais prazo para vencimento. No entanto, é preciso estar atento à nova regra.

Por Marinna Prota

São mais de 2 milhões e 600 mil veículos com capacidade de transporte de cargas no Brasil, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para que o setor funcione, o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC) é usado durante todo o processo, seja pelos motoristas, seja pelas empresas que contratam os fretes.

A partir do dia 1 de setembro,  os registros não terão mais prazo de validade, que até o dia 31 de agosto era de 5 anos. Para a presidente da Associação Nacional Pró Caminhoneiros e Transportadores (PROCAM), Ewelyze Protasiewytch, a medida facilita o dia a dia do transportador.

SONORA

A nova norma prevê que quem possuía o documento com vencimento do dia 31 de agosto em diante, não vai mais precisar renovar o registro. já os demais motoristas com o documento vencido, precisam renovar mais uma vez para então conseguir a RNTRC sem prazo de validade.

Segundo a ANTT, é possível consultar a situação do documento de forma gratuita, pela internet, com o número do CPF ou pela placa do veículo.