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Programa valoriza negócios de impacto positivo na região da Mata Atlântica

Por Jornalismo. Publicado em 11/12/2020 às 13:02.

Iniciativa da Fundação Grupo Boticário em parceria com o Sebrae Paraná valoriza empreendimentos que garantem lucro, melhoram a vida da comunidade e ainda preservam a biodiversidade da Mata Atlântica no Paraná. As informações com Juliana Sartori.

Foto: Zig Koch

É possível e rentável desenvolver negócios, melhorar a vida da comunidade e ainda preservar o meio ambiente. Esse é o principal recado do programa Natureza Empreendedora, iniciativa da Fundação Grupo Boticário em parceria com o Sebrae Paraná que premia empreendimentos inovadores ligados à conservação da biodiversidade na Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil, englobando áreas em São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

O coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam, avalia que há muito potencial empreendedor as comunidades que convivem com a Mata Atlântica e que esses negócios podem ter impacto positivo para sociedade e meio ambiente.

SONORA

Os vencedores desse ano do programa Natureza Empreendedora foram selecionados por um comitê que avaliou critérios como viabilidade técnica e econômica, impacto ambiental positivo e visão de futuro. Eles foram escolhidos dentre 20 empreendimentos que participaram de um processo de mentoria e aceleração ao longo de três meses. Os participantes da edição de 2020 estão sediados no Paraná e têm como foco de atuação 15 municípios da Grande Curitiba e do Litoral do Paraná.

A empresa Olha o peixe!, de Pontal do Paraná, no litoral, ficou com o primeiro lugar na premiação do programa Natureza Empreendedora. É um serviço de entrega de produtos da pesca artesanal, aproximando quem produz o alimento de quem o consome e fortalecendo as comunidades pesqueiras e o consumo consciente. A empresa define o valor do produto em conjunto com os pescadores locais e comercializa o pescado por meio de um clube de assinaturas ou por vendas semanais pela internet. Entre os clientes estão consumidores finais e restaurantes da Região Metropolitana de Curitiba.

O fundador e proprietário da Olha o Peixe, Bryan Muller, conta como surgiu a ideia que partiu de um propósito para se tornar negócio.

SONORA

A empresa, não trabalha com espécies ameaçadas de extinção, leva informação técnica sobre os pescados aos clientes e usa embalagens ecológicas

Para conhecer o projeto basta acessar olhaopeixe.com.

E para saber mais do programa que estimula negócios com impacto socioambiental positivo, visite sebraepr.com.br/natureza-empreendedora/

Repórter Juliana Sartori