Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Iniciativa paranaense: Rádio FM habilitado no celular agora é obrigatório

Por Jornalismo. Publicado em 05/05/2021 às 16:52.

Todos os aparelhos celulares produzidos e comercializados no Brasil vão precisar vir com chip de rádio FM habilitado. A novidade, que nasceu no Paraná, permite que o usuário sintonize as estações preferidas sem usar o pacote de dados da internet. Saiba mais sobre essa novidade na reportagem de Amanda Yargas.

 

 

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nessa terça-feira uma portaria que estabelece que todos os modelos novos de celulares produzidos e comercializados no Brasil venham com chip de rádio FM habilitado. A medida permite que o usuário possa ouvir a programação das suas estações preferidas sem precisar acessar a internet. Segundo o ministro, a medida não deve impactar na produção dos aparelhos, já que a maioria já sai de fábrica com o dispositivo.

SONORA

A mudança nasceu com o projeto Radiophone, da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), que começou a discutir a ideia e movimentar o setor para esse projeto há cinco anos. O diretor institucional da Associação, Alexandre Barros, e presidente à época, conta como foi esse pontapé inicial.

SONORA

O presidente da Aerp, Caique Agustini, comemorou a decisão como uma conquista para a radiodifusão e comentou a importância do acesso ao rádio para toda a população.

SONORA

A determinação de produção e comercialização de celulares em território nacional com o chip de Rádio FM habilitado deve passar por regulamentação na Anatel para depois ser implementada. Nesta sexta-feira, será autorizada oficialmente o uso da faixa FM estendida, que vai permitir a migração AM-FM nos grandes centros do país. A expectativa é que a migração comece com 10 emissoras, sendo uma delas do Paraná, para que o modelo seja testado.

 

Amanda Yargas