Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Revisão criminal no “Caso Evandro”: TJ-PR absolve acusados após 31 anos

Por Redação. Publicado em 10/11/2023 às 22:55. Atualizado em 13/11/2023 às 17:52.

Decisão da 1ª Câmara Criminal do TJ-PR inocenta acusados baseada em prova de tortura

Por Marinna Prota

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) votou a favor da revisão criminal no processo conhecido como “Caso Evandro”. Os desembargadores absolveram Beatriz Abagge, Davi dos Santos Soares, Osvaldo Marcineiro e o falecido Vicente de Paula Ferreira. O processo está relacionado a um crime cometido em 1992, quando o menino Evandro Ramos Caetano foi encontrado morto, em Guaratuba, no litoral paranaense. Sete pessoas foram acusadas pela morte da criança.

O advogado Antonio Figueiredo Basto, que defende os agora inocentados, ressalta a importância da decisão, enfatizando que, embora 31 anos tenham se passado, a marca da tortura permanece.

SONORA

A decisão foi baseada na divergência apresentada pelo desembargador Xisto Pereira, que reconheceu indícios de tortura durante as investigações. Isso aconteceu após fitas gravadas e anexadas ao processo aparecerem com versões completas, que incluíam além da confissão atos de violência contra os acusados. As provas foram consideradas ilícitas, levando à absolvição dos condenados.

Segundo o advogado, a decisão não apenas encerra um capítulo na história do Paraná, mas também serve como um alerta sobre a necessidade de questionar erros judiciários e garantir a reparação dos danos causados pela injustiça.

SONORA

Os absolvidos devem buscar por uma indenização na Justiça pelo erro cometido pelo estado.