Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rodízio de água deve diminuir até final do mês em Curitiba e região

Por Jornalismo. Publicado em 02/03/2021 às 11:49.

As chuvas contribuíram para o aumento do nível dos reservatórios que abastecem Curitiba e região. Rodízio pode ser amenizado no final do mês.

O nível dos reservatórios da Sanepar que abastecem Curitiba e Região Metropolitana ultrapassou os 50%. Esta é a primeira vez que o sistema conta com mais de metade da capacidade de estocagem nos últimos 10 meses, quando começou o rodízio de água na capital e cidades vizinhas.  

De acordo com o Simepar, o acumulado de chuva chegou a 55 milímetros nesta segunda-feira, o que contribuiu para atingir o nível de 51,20% nos reservatórios da região. 

4 reservatórios fazem parte do sistema. Neste momento, a Barragem Iraí ainda está bem abaixo do ideal, com 35,28% da capacidade. A Barragem Piraquara I, tem 51,42%, e a Passaúna, está com 55,42%. A Barragem Piraquara II é a que tem a situação mais normalizada, com 85,61%.

Para a normalização do atendimento é preciso que o nível médio das barragens passe de 60%. Mas a companhia prevê uma diminuição do intervalo de rodízio, que hoje é de 36 horas de abastecimento com 36 de pausa para o final de março, quando o nível do sistema deve chegar à 55%. 

Amanda Yargas