Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

SPVS vai restaurar 900 hectares de Mata Atlântica no litoral

Por Jornalismo. Publicado em 26/05/2022 às 15:48.

ONG vai realizar um trabalho de dois anos na Mata Atlântica do litoral para restaurar a floresta em uma área equivalente a mil campos de futebol.

por Amanda Yargas

Um projeto realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, a ONG SPVS deve restaurar cerca de 900 hectares de Mata Atlântica até o fim de 2023. O trabalho tem duração de dois anos e acontece em Antonina e Guaraqueçaba, a área restaurada corresponde a aproximadamente mil campos de futebol. 720 hectares serão restaurados em Reservas Particulares do Patrimônio Natural e os outros 180 em áreas próximas. 

O projeto inclui as três reservas da instituição, a Guaricica e a Reserva das Águas, em Antonina, e a Papagaio-de-cara-roxa, em Guaraqueçaba. Elas foram criadas na década de 90, para a recuperação da área que foi usada na criação de búfalos. Nesta nova fase, a entidade vai plantar 240 mil mudas. 

A iniciativa faz parte da Grande Reserva Mata Atlântica, uma frente de trabalho em rede que reúne diversas instituições que atuam entre o litoral sul de São Paulo e litoral norte de Santa Catarina. A ideia é conectar Unidades de Conservação já existentes, e promover a preservação do patrimônio natural, histórico e cultural e o desenvolvimento regional desses estados, de forma a conservar a biodiversidade.