Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Tecnologia passou a ser fundamental nas administrações públicas

Por Jornalismo. Publicado em 03/06/2020 às 17:57.

Em meia à pandemia, Prefeituras do interior passam por um processo reinvenção na administração pública. A tecnologia passou a ser fundamental.

Foto: Freepik

 

 

 

 

 

 

 

A tecnologia é geralmente definida como o desenvolvimento de técnicas, ferramentas ou sistemas que ajudem a tornar a vida melhor. Nesse sentido, é fácil entender que inovações tecnológicas e gestão pública deveriam caminhar lado a lado. Neste período de pandemia foi possível perceber um crescimento contínuo do número de dispositivos conectados no mundo, o que faz com que esse potencial tecnológico fique ainda mais evidente. Mas como, afinal, as cidades podem se beneficiar da transformação digital e da evolução dos serviços de tecnologia?

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a adoção de processos de digitalização pode gerar a redução de até 97% nos custos de atendimento do setor público.

José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital, que presta serviços de consultoria em inovações às prefeituras, acredita que os gestores estão enfrentando neste momento de pandemia um processo urgente de reinvenção dos formatos de trabalho. A tecnologia passou a ser fundamental.

Áudio 1

O prefeito de Matelândia, no Oeste do Paraná e presidente da Amop, Rineu Menoncin, conhecido como “Texeirinha”, conta a experiência na adaptação da gestão municipal durante a pandemia.

Áudio 2

A troca de experiências entre as prefeituras é uma das dicas para que o crescimento aconteça em todo o Estado.

Áudio 3

Desde 2013 a Rede Cidade Digital promove, em conjunto com Prefeituras e Associações de Municípios do país, fóruns regionais e congressos de cidades digitais para a gestão pública, em especial para fomentar a modernização dos pequenos e médios municípios.

Repórter Grasiani Jacomini