Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Transporte emite 62% dos gases do efeito estufa na capital, aponta pesquisa

Por Comunicação. Publicado em 13/07/2022 às 09:51.

A capital tem um plano para tornar a cidade neutra em carbono até 2050; isso demandará uma mudança na forma de deslocamento, diz especialista.

Por Fernanda Nardo

De acordo com dados do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG)  o transporte de Curitiba emite 62% dos gases do efeito estufa. Carros de passeio, movidos a gasolina, respondem por 32% das emissões totais da cidade, contra 26% de ônibus, transporte público e caminhões. Os dados mostram, ainda, que a capital teve uma leve queda das emissões nos últimos três anos (cerca de 9%), mas uma tendência de estabilidade se considerarmos os últimos 20 anos, quando a taxa variou, em média, 0,93% ao ano. Alysson Nunes Diógenes, doutor em Engenharia Mecânica e professor da Universidade Positivo, explica como os gases de efeito estufa afetam o planeta.

SONORA

Com 0,9% da população brasileira, Curitiba responde por 0,2% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Isso coloca a capital paranaense na 92ª posição como cidade, destaca o especialista.

SONORA

De acordo com Diógenes, Curitiba tem um plano para tornar a cidade neutra em carbono até 2050. Isso demandará uma grande mudança na forma de deslocamento da população.

SONORA