Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Vídeo de policiais agredindo presos viraliza; PM afasta agente da ativa e investiga o caso

Por Redação. Publicado em 22/01/2024 às 19:26.

Caso aconteceu há pelo menos cinco anos, mas o vídeo só veio à tona neste fim de semana.

Por Marinna Prota

Nesta segunda-feira (22) a Polícia Militar do Paraná (PMPR) publicou no Boletim Interno uma Portaria de Delegação de Poderes para apurar por meio de Inquérito Policial Militar os fatos apresentados em um vídeo que viralizou nas redes sociais, em que, um policial militar da ativa ofendeu a integridade física de quatro homens na cidade de Matelândia. 

De acordo com o tenente-coronel Cunha, subcorregedor da Polícia Militar, as imagens que mostram três policiais agredindo presos e praticando crimes como tortura já seriam em partes alvo de ações dentro da corporação. No entanto, na nova edição do vídeo, um fato novo foi identificado e além dos dois agentes já punidos e excluídos da corporação, um terceiro homem que permanecia em serviço será investigado.

SONORA

O Ministério Público do Paraná (MPPR) afirmou que vai investigar a conduta dos dois policiais militares, que já foram condenados, e do terceiro PM identificado. A Promotoria destacou que não tinha conhecimento deste episódio em específico e que os homens já condenados podem receber uma nova punição.

O coronel destacou ainda que a população pode e deve fazer denúncias à corregedoria para impedir que casos como estes se repitam.

SONORA

Não há prazo para quando os procedimentos devem ser concluídos. A PM informou em nota que o Inquérito Policial Militar (IPM) segue o rito previsto no Código de Processo Penal e pode ser acompanhado pelo Ministério Público. Após a conclusão das investigações, o procedimento será encaminhado ao Ministério Público a quem cabe a proposição, ou não, da ação penal junto ao Poder Judiciário.