Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Você sabe como escolher pinhão? fruto é típico do Paraná

Por Redação. Publicado em 05/06/2023 às 07:56.

Uma iguaria paranaense e que é utilizada para diversas receitas, o pinhão possui proteção e é coberto por regras de colheita e venda, para evitar que a semente seja explorada antes do tempo.

Por Marinna Prota

Desde 2015, o Paraná tem normas para comercialização do pinhão. O objetivo é equilibrar a proteção da espécie, a economia que envolve a venda da semente da araucária e a vontade de saborear o produto típico paranaense. 

O pinhão não pode ser consumido antes de estar maduro porque a semente úmida pode criar fungos e é prejudicial ao sistema digestivo, já que o pinhão velho perde o sabor e a maciez. O engenheiro agrônomo Flávio Zanette, professor da UFPR, ensina como identificar o pinhão maduro. 

SONORA

Existe também uma forma correta para armazenar o pinhão, assim você pode comê-lo com sabor fresco em qualquer época do ano.  

SONORA

O pinhão não pode ser vendido verde ou velho. A punição para quem desrespeita as normas de colheita e venda definidas pelo Instituto Água e Terra (IAT) leva a uma multa de R$ 300 a cada 50 quilos apreendidos, além de ser responsabilizado criminalmente.