Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Voluntários recolhem mais de 7 mil descartáveis na Ilha do Mel em Paranaguá

Por Redação. Publicado em 12/01/2024 às 16:14.

Iniciativa liderada pelo Instituto Água e Terra, enfatiza  a importância da conscientização ambiental.

Por Marinna Prota

Nesta semana, o Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável coletaram mais de sete mil itens abandonados na Ilha do Mel, em Paranaguá. Em um mutirão de duas horas, voluntários uniram forças com a ONG Eco Local Brasil, especializada no combate ao descarte inadequado de resíduos plásticos, para limpar a praia e conscientizar a população.

Felipe Pedroso de Oliveira, coordenador das atividades da Eco Local destaca a relevância da iniciativa para conscientizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

SONORA 

O foco da operação foi o microlixo deixado pela maré próximo aos bolsões de areia, impactando negativamente a fauna marinha.  

Diego Bronquetti, de 31 anos, é morador da Ilha do Mel e relata que sempre orienta visitantes ao descarte correto do lixo. 

SONORA

Além de copos plásticos, tampas de garrafa, bitucas de cigarro e canudinhos, foram encontrados resíduos inusitados, como chinelos, botas e até lixo eletrônico. Cerca de 50 pessoas participaram do mutirão.

Os resíduos recolhidos foram encaminhados para uma cooperativa em Pontal do Paraná, onde passarão por processo de logística reversa, gerando renda para a região.