Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Zilda Arns é incluída no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Por Comunicação. Publicado em 25/04/2023 às 13:29.

Médica sanitarista foi fundadora da Pastoral da Criança, que conta com mais de 100 mil voluntários; entidade atende a população de 20 países da América Latina, Ásia e África.

Por Fernanda Nardo

Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei que inclui o nome da pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria A medida foi publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União. A médica sanitarista foi fundadora da Pastoral da Criança, que conta com mais de 100 mil voluntários. A iniciativa foi estendida para mais 17 países e também passou a atender pessoas idosas. Zilda Arns foi três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Ela é tia do senador Flávio Arns (Podemos-PR), que destacou o trabalho humanitário da pediatra, falecida no terremoto do Haiti em 2010.

SONORA

Zilda Arns Neumann nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina. Mesmo contra a vontade do pai, estudou medicina na Universidade Federal do Paraná e especializou-se em pediatria, saúde pública e sanitária. Começou a vida profissional no Hospital Pediátrico em Curitiba. Em 1983, formulou um plano para diminuir a mortalidade infantil com o uso do soro caseiro. A partir daí, criou-se a Pastoral da Criança. Zilda Arns esteve à frente da entidade por 25 anos, atendendo a população de 20 países da América Latina, Ásia e África. Zilda Arns também fundou a Pastoral do Idoso.