Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

1 em cada 4 brasileiros será obeso em 2030, prevê estimativa

Por Jornalismo. Publicado em 04/03/2022 às 16:25.

Dia 4 de março é Dia Mundial da Obesidade. A data tem objetivo de trazer informação e esclarecer dúvidas sobre questões de saúde relacionadas ao peso excessivo.

por Amanda Yargas

Depois de ser acometido por uma dor constante, o vendedor André Martins resolveu fazer intervenções cirúrgicas para perder peso. Com 28 anos, ele estava com 250 quilos. Primeiro foi colocado um balão gástrico que o fez perder 50 quilos, meta que ele precisava para poder fazer a cirurgia bariátrica. 

SONORA

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 22% da população adulta no Brasil está obesa. E a estimativa, segundo uma pesquisa  financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prevê que esse índice salte para 26% em 2030, ou seja, um em cada quatro brasileiros estarão obesos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica mais de 5 milhões de brasileiros são elegíveis para o procedimento, que é indicado também para quem precisa perder uma quantidade menor de peso quando há outras situações de saúde associadas, como explica o cirurgião Caetano Marchesini. 

SONORA

Cerca de 15% dos pacientes operados voltam a ganhar todo o peso que perderam em até dois anos se não aderirem ao tratamento pré e pós-cirúrgico multiprofissional sério e intensivo, como conta o doutor.

SONORA