Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Fachin acompanha assinatura de acordo do TRE-PR com Alep e MP no combate a desinformação

Por Jornalismo. Publicado em 29/04/2022 às 18:40.

Instituições paranaenses se reúnem para garantir processo eleitoral democrático justo com combate à desinformação.

por Amanda Yargas

Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral esteve em Curitiba nesta sexta-feira e acompanhou a assinatura de dois acordos de cooperação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), um com a Assembleia Legislativa do Paraná, representada pelo primeiro secretário deputado Luiz Claudio Romanelli  e outro com a Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná, do Ministério Público Federal, assinado pela procuradora regional eleitoral do estado, Mônica Dorotea Bora. A intenção é estabelecer ações, medidas e projetos para conscientizar a população, para desestimular e denunciar a criação de redes de desinformação e de condutas ilegais nas campanhas eleitorais, incluindo o disparo de mensagens em massa em desacordo com a legislação. De acordo com o presidente do TRE-PR Wellington Coimbra de Moura, os acordos vão fortalecer a atuação do Tribunal. 

SONORA

Fachin indicou as três modificações principais para o pleito deste ano: a unificação nacional do horário de votação, com adaptação dos estados que tem horário diferente de Brasília; a ampliação da base amostral de urnas eletrônicas submetidas ao teste de integridade durante o dia da eleição, procedimento de segurança que faz uma espécie de conferência de votos e também a publicação dos boletins de urna na internet, com QR code.

SONORA

Fachin também reforçou que os cidadãos devem fazer o seu papel para combater as fake news, checando informações antes de compartilhá-las, seja sobre o processo eleitoral, seja sobre os partidos e candidatos. Ele ainda lembrou a importância da cooperação entre todas as instituições democráticas na defesa do processo eleitoral e político. 

SONORA