Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Legado Feminino: paranaense Amanda Teixeira é a primeira mulher a comandar uma penitenciária federal

Por Comunicação. Publicado em 04/03/2024 às 13:39.

No mês da Mulher, Amanda fala sobre desafios da carreira e acesso das mulheres a postos historicamente ocupados por homens.

Por Fernanda Nardo

A paranaense Amanda Teixeira, de 36 anos, é a primeira mulher a assumir a direção de uma Penitenciária Federal no país. No Mês da Mulher, é um exemplo de superação e pioneirismo que marcado na história com coragem e determinação. A policial penal federal assumiu no ano passado, a direção da Penitenciária Federal em Brasília (PFBRA), que fica dentro do Complexo da Papuda. Quando chegou a Toledo em 2006, vinda de Medianeira, Amanda ingressou na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) para cursar a graduação em Ciências Sociais. Iniciando sua carreira na Penitenciária Federal de Catanduvas, na região Oeste do Paraná, ela foi nomeada no ano de 2019 para ser a Chefe da Divisão de Reabilitação desta unidade. Ao se tornar a primeira diretora de um presídio federal, Amanda deixou o Paraná e assumir a nova função em Brasília. Amanda Ela fala sobre sua história até chegar a esse cargo.

SONORA

Ela pontua sobre a presença das mulheres nos espaços da segurança pública no Brasil.

SONORA

As penitenciárias federais abrigam os presos mais perigosos do país, os que já organizaram rebeliões, e os que são líderes de facções criminosas. A diretora  da Penitenciária Federal em Brasília fala sobre os desafios de estar na direção de um presídio desse porte.

SONORA

Março é o mês das mulheres, e com isso, Amanda destaca a importância de inspirar e incentivar outras mulheres a seguirem os seus objetivos.

SONORA