Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Comunidade terapêutica em Iporã interditada não é um caso isolado no país, destaca especialista

Por Comunicação. Publicado em 21/02/2024 às 13:52.

Esses estabelecimentos particulares para tratamento de dependentes químicos no país têm longo histórico de desrespeito aos direitos humanos.

Por Fernanda Nardo

A Justiça interditou neste mês uma Comunidade Terapêutica em Iporã, no noroeste do Estado, e a retirada dos internos no local. No fim do ano passado, o Ministério Público do Paraná (MP-PR), já havia pedido o fechamento o local após denúncias de sequestro, cárcere privado e tortura. Na ocasião, a Justiça apenas proibiu novas internações. Conforme a decisão, o estabelecimento deveria cumprir uma série de obrigações para regularizar a situação em até 45 dias. Porém o prazo passou e as alterações não foram feitas. O que culminou na interdição definitiva da comunidade no dia 9 de fevereiro, como explica o promotor de Justiça do MP-PR Rafael Azola.

SONORA

Conforme o Professor Deivisson Vianna, psiquiatra do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR e vice-presidente da ABRASCO, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a comunidade terapêutica localizada no Noroeste do Paraná não é um caso isolado, visto que esses estabelecimentos particulares para tratamento de dependentes químicos no país têm longo histórico de desrespeito aos direitos humanos.

SONORA

Ele destaca que as violações de direitos humanos em nosso país estão mais concentradas nas populações vulneráveis, como as mulheres, pessoas pobres e pretas, e nas comunidades terapêuticas a realidade não é diferente.

SONORA

Segundo Vianna, há uma leniência em relação às comunidades terapêuticas pautada no argumento de que no Brasil não existe uma política pública eficaz no tratamento de álcool e outras drogas.

SONORA