Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Harmonizando o ciclo menstrual com escolhas nutritivas

Por Comunicação. Publicado em 11/03/2024 às 14:16.

Pequenos ajustes na alimentação e na rotina diária podem ajudar a passar pelos altos e baixos desse período com mais suavidade.

Por Fernanda Nardo

O impacto da dieta no ciclo menstrual é direto, uma vez que o nosso padrão alimentar pode afetar a produção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, que desempenham um papel na menstruação. Conforme o Ayurveda – sistema milenar de medicina tradicional originado na Índia-,  a alimentação se dá nos níveis físico, energético, mental e espiritual. Ou seja, o fluxo menstrual tem íntima relação com a alimentação e a digestão, com a qualidade da água, com as emoções, e com a nossa rotina de vida durante aquele determinado mês, como destaca a Nutricionista e especialista em Ayurveda, Raquel Calloni.

SONORA

Conforme Raquel, os alimentos são vistos não apenas como fonte de nutrição física, mas também como fonte de energia vital. Por isso, ela dá algumas orientações para que as mulheres possam vivenciar esse momento com mais suavidade.

SONORA

Em contrapartida, o consumo frequente de alimentos processados, açúcares refinados, excesso de sódio e de gordura saturada podem contribuir para desequilíbrios hormonais e irregularidades menstruais. A especialista também pontua sobre a ingestão de doces, muito comum nos períodos pré-menstrual e menstrual.

SONORA

Já para tratar a síndrome pré-menstrual, TPM, é fundamental promover mudanças na dieta e no estilo de vida, já que os sintomas que surgem nesse período são o reflexo da nossa rotina diária, pontua Raquel.

SONORA