Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Conheça a história do atleta paranaense que irá disputar Mundial de Paracanoagem em Portugal

Por Comunicação. Publicado em 19/07/2022 às 09:00.

Após ser atingindo por um tiro e ficar com apenas metade dos movimentos da perna esquerda, Raphael dos Santos conheceu a paracanoagem e escreveu uma nova história de vida.

Por Fernanda Nardo

O paranaense Raphael dos Santos, 35 anos, conquistou a vaga para disputar o Mundial de Canoagem Maratona Máster de Paracanoagem. Casado e pai de uma filha de nove anos, Raphael conheceu a paracanoagem em 2013. Raphael sempre gostou de esportes. Porém, o atleta conta que em 2007, enfrentou momentos difíceis quando foi atingido por disparos de arma de fogo ao ser confundido com um segurança e ficou entre a vida e a morte.

SONORA

Em 2013, após ficar com apenas metade dos movimentos da perna esquerda, ele se filiou ao Clube de Regatas Curitiba, à Confederação Brasileira de Canoagem e à Federação Paranaense de Canoagem. A partir daí, a rotina do atleta mudou totalmente. Neste ano, ele recebeu a notícia de que foi um dos dois brasileiros a conquistar a vaga para o Mundial na cidade de Ponte de Lima, em Portugal. Mas não foi fácil chegar ao mundial. Em 2019, o atleta quase desistiu do esporte por falta de incentivo. Em 2020, com ajuda do seu preparador físico, ele entrou para o Clube de Regatas Curitiba e se reencontrou no esporte. No ano seguinte, foi vice-campeão brasileiro de canoagem maratona. Em março deste ano, repetiu o feito, tornando-se vice-campeão e, desta vez, garantiu a vaga para o mundial. Mas a competição ainda estava longe de ser realidade, já que Raphael não tinha como arcar com as despesas da participação. Até que ele conseguiu o apoio da academia onde frequenta, a UPX Sports.

SONORA

O Mundial está marcado para os dias 26 de setembro e 2 de outubro, e contará com a participação de mais de 20 países.