Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

20% das crianças e adolescentes brasileiros sofrem com asma

Por Comunicação. Publicado em 15/06/2023 às 14:46.

Mudanças climáticas são um dos gatilhos para crises, aponta especialista.

Por Fernanda Nardo

As mudanças climáticas características das estações mais frias – outono e inverno -, somadas ao ar gelado e seco dessa época do ano, são os principais fatores desencadeantes para o desenvolvimento e/ou agravamento de doenças respiratórias, como a asma. De acordo com o órgão regulatório de saúde estadunidense CDC é a doença crônica mais comum em crianças de todo o mundo. Somente no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 20% das crianças e adolescentes do país sofrem com o problema. A  pneumologista pediátrica, alergista e professora de Pediatria do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Laura Maria Lacerda Araujo, destaca que a asma acaba tendo uma piora nessas estações mais frias.

SONORA

Ela explica que a asma é uma doença que se manifesta inicialmente já nos primeiros anos de vida e os sintomas podem variar de acordo com a faixa etária.

SONORA

O diagnóstico de asma na infância muitas vezes é um desafio para os médicos, então, é necessário contar com os dados clínicos, como pontua a pneumologista.

SONORA

Conforme a médica, a principal maneira de evitar crises asmáticas nesses meses mais frios é a vacinação.

SONORA