Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

41 dos 399 municípios do Paraná tem denúncias de assédio eleitoral

Por Jornalismo. Publicado em 21/10/2022 às 13:18.

Tem aumentado cada vez mais o número de denúncias de empregadores que cometem o crime de assédio eleitoral no Paraná.

Por Marinna Prota

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) divulgou que 41 dos 399 municípios paranaenses tem registros de denúncias de assédio eleitoral por atos cometidos por empresas. Ao todo são 77 ocorrências registradas. Entre os estados da região sul, o Paraná lidera o ranking: Santa Catarina tem 75 denúncias e o Rio Grande do Sul, 54. Cidades como Adrianópolis, Dois Vizinhos, Sapopema e Toledo estão na lista. Dos grandes centros, como Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Guarapuava, todos também tiveram denúncias deste tipo de situação.

De acordo com o MPT, o crime de assédio eleitoral acontece quando há intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento no intuito de influenciar ou manipular o voto, manifestação política, apoio ou orientação política de trabalhadores no local de trabalho ou situações relacionadas ao trabalho.

Este tipo de crime pode ser penalizado na esfera trabalhista e criminal. Sindicatos e entidades se reuniram com o Ministério Público do Trabalho no Paraná para discutir os direitos dos empregados no período eleitoral e formas de combater o assédio. As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Paradal da Justiça Eleitoral.