Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cobertura vacinal contra poliomielite é de pouco mais de 50% das crianças entre 1 e 4 anos

Por Jornalismo. Publicado em 28/10/2020 às 16:50.

A campanha de vacinação contra a poliomielite vai até sexta-feira mas apesar de estar erradicada no Paraná, a cobertura vacinal neste ano está muito abaixo do esperado. 

 

A vacinação contra a poliomielite recebeu cobertura de apenas 52,60% das crianças entre 1 e 4 anos no Paraná até esta quarta-feira. De acordo com o SUS, a regional do Litoral é a que tem o pior índice de cobertura, pouco mais de 30%. Também estão abaixo de 40% a região que inclui Curitiba e Região Metropolitana, com 34,7%, e Londrina e região, com 36,74%.  A campanha vai até esta sexta-feira e a chefe de Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Vera Rita da Maia, explica que a meta está muito longe de ser alcançada.

SONORA

A poliomielite é a doença conhecida como paralisia infantil causada por um vírus. Ela atinge geralmente o sistema nervoso na medula óssea e provoca paralisação de membros. Em casos graves, pode afetar os órgãos centrais do sistema nervoso e causar dificuldades para respirar e infecções graves,  além de dores de cabeça.  Ela pode ser transmitida pela água, por alimentos contaminados ou por contato com paciente infectado, mas pode ser completamente evitada pela ampla imunização, como conta a chefe de vigilância.

SONORA

Três regionais ultrapassam os 80% de cobertura até o momento. O melhor índice é o da Regional de Irati, que já teve 81,88% das crianças  de 1 a 4 anos vacinadas. Em segundo lugar está a regional de Francisco Beltrão, com 81% e logo em seguida, a de Jacarezinho com 80,52%. 

 

Amanda Yargas