Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

80% do álcool em gel analisado pela UFPR está fora da concentração recomendada

Por Jornalismo. Publicado em 29/10/2020 às 17:40.

UFPR tem serviço de análise de amostras de álcool em gel e 4 em cada 5 amostras enviadas está fora das especificações. Quem traz as informações é a repórter Amanda Yargas.

 

 

 

Cerca de 80% das amostras de álcool em gel avaliadas pela Universidade Federal do Paraná estão fora da concentração recomendada. O projeto de análise foi criado a partir da demanda da Polícia Federal e da Polícia Científica do Paraná mas com a descoberta de que grande parte do material tinha sido adulterada, foi expandido para atender também a população em geral.  

O professor Andersson Barison, responsável pelo Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear e coordenador do projeto, diz que a concentração abaixo do indicado faz com que o produto não tenha eficácia contra o coronavírus.

SONORA

Qualquer pessoa pode enviar material para a análise e o professor explica que uma pequena quantidade é o suficiente para a análise. 

SONORA

O professor reforça o pedido de que as pessoas busquem confirmar que o produto que estão usando é de qualidade, principalmente as empresas, restaurantes e outros serviços com atendimento ao público.

SONORA

A análise demora apenas dois minutos e as amostras podem ser enviadas pelos correios para o endereço Rua Coronel Francisco H dos Santos, número 100, Jardim das Américas Curitiba PR. O cep é o 81530-900. O material deve estar direcionado ao Laboratório RNM e também pode ser entregue diretamente na portaria do campus Politécnico.  O resultado é enviado por email. 

 

Amanda Yargas