Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

A influência do sono na prevenção da obesidade mórbida infantil

Por Comunicação. Publicado em 18/12/2023 às 13:37.

Crianças e adolescentes que dormem menos do recomendado para idade têm um risco maior de ganho de peso, pontua especialista.

Por Fernanda Nardo

A relação entre a falta de sono e a obesidade mórbida na infância é uma preocupação crescente na área da saúde. Este elo complexo entre o sono e o peso corporal pode ter implicações sérias para a saúde infantil. A privação do sono pode afetar vários aspectos do metabolismo e do comportamento que contribuem para o ganho de peso, como destaca a endocrinologista pediátrica Julienne Carvalho.

SONORA

Além disso, a privação do sono está associada a mudanças no comportamento alimentar. Crianças que não dormem o suficiente têm maior propensão a fazer escolhas alimentares pouco saudáveis, optando por alimentos ricos em açúcares e gorduras. A falta de energia devido à privação do sono também pode levar a uma diminuição na atividade física, contribuindo para um estilo de vida sedentário, outro fator de risco para a obesidade. A médica fala como se identifica a obesidade mórbida infantil e quais suas consequências.

SONORA

A especialista orienta como os pais a podem promover a reeducação na rotina de vida dessa criança.

SONORA