Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Açaí Caiçara: polpa da juçara vira fonte de renda e preservação no Litoral do Paraná

Por Comunicação. Publicado em 05/10/2023 às 11:33.

Empresa aposta no açaí do Litoral; Com extração sustentável, polpa do fruto do palmito juçara da região da Mata Atlântica, é comercializada contribuindo para a conservação da espécie que se aproxima da extinção.

Por Fernanda Nardo

Muita gente não sabe, mas temos um açaí próprio da região do Litoral do Paraná: o Içara, Açaí Caiçara. Ele é extraído do palmito juçara. Nativa da Mata Atlântica, a palmeira juçara foi muito explorada durante décadas para a produção de palmito em conserva, e fez com que fez com que ela entrasse na lista de espécies ameaçadas de extinção. É justamente no fruto da juçara que produtores do Paraná veem uma alternativa para obter lucro, contribuindo para a conservação da espécie. A polpa do fruto da palmeira é transformada em sobremesa com cor, sabor e composição semelhantes ao tradicional açaí amazônico, mas com ingredientes da Mata Atlântica. Há dois anos empresário de Morretes, no Litoral do Paraná, apostam na extração sustentável da polpa e comercializam tanto o sorvete quanto a polpa da juçara, como explica o empresário e agroecologista, Gabriel Nascimento Souza.

SONORA

Conforme o empresário, que já atua há 11 anos no reflorestamento da palmeira juçara, a iniciativa contribui também para uma relação mais harmônica entre o ser humano, outros seres vivos e seus ecossistemas.

SONORA

A polpa da juçara se assemelha a polpa de outra palmeira: o açaí (Euterpe oleracea), prima botânica da juçara. Tanto que em alguns locais ela é intitulada de açaí de juçara. Os frutos são ricos em ácidos graxos insaturados, compostos fenólicos antioxidantes que apresentam grande capacidade de capturar radicais livres causadores do estresse oxidativo. De acordo com Gabriel, eles vendem a polpa e o sorvete em comércios locais e feiras e estão buscando incentivo e parcerias para expandir o negócio, além de divulgar ainda mais a importância da conservação da espécie.

SONORA

Quem quiser experimentar o Içara: Açaí Caiçara, essa delícia do nosso litoral, pode encontrar informações no instagram: icaracai.