Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Acertar os ponteiros do relógio interno é essencial para uma vida saudável, diz especialista

Por Comunicação. Publicado em 29/07/2022 às 09:00.

A vida tem um relógio biológico e segue num ritmo universal. Por isso, é fundamental regular os compassos para viver com mais equilíbrio e qualidade.

Por Fernanda Nardo

Nós temos um sistema de regulação no nosso corpo que é fruto da evolução do ser humano, trata-se da capacidade de regular os horários dos acontecimentos do organismo, criando um ritmo interno, que é chamada de relógio biológico. Ou seja, quase todas as funções do corpo têm seus horários. O Médico Gilmar Calixto, essa previsão dos acontecimentos físicos adequa a variação da temperatura do corpo, da pressão arterial, dos hormônios, da frequência cardíaca e do sono.

SONORA

Todos os seres vivos, inclusive os mais simples, como bactérias e fungos,  têm algum tipo de relógio biológico. Esse mecanismo também é chamado de sistema circadiano, que mantém ciclos de atividade e repouso de aproximadamente 24 horas. A região que controla os ritmos biológicos é o hipotálamo anterior. Cientistas afirmam que a luz é o principal ativador do relógio biológico e, dessa forma, o nosso corpo está preparado para a vigília durante o dia e o repouso à noite. Calixto destaca que para gozar de uma boa saúde é fundamental que o nosso relógio biológico permaneça sincronizado.

SONORA

Para regular os ponteiros do nosso relógio interno é simples, mas nem sempre é tão fácil assim fazer o básico, como pontua o médico.

SONORA