Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Alta de casos reforça a necessidade de atenção aos sintomas da dengue

Por Comunicação. Publicado em 15/02/2024 às 13:02.

Identificação dos sinais faz a diferença para o diagnóstico precoce, importante para o tratamento adequado; Paraná soma 15 mortes e mais de 37 mil casos da doença.

Por Fernanda Nardo

O Paraná registrou 8.441 novos casos e mais sete óbitos pela doença no Paraná, conforme o último boletim divulgado pela Secretária da Saúde. As sete novas mortes aconteceram em Antonina, Mariluz, Arapongas, Paranavaí, Apucarana (2) e Londrina, entre os dias 11 e 27 de janeiro. São três mulheres e quatro homens, com idades entre 24 e 75 anos. Ao todo, o Paraná soma 15 óbitos pela doença, com mais de 37.516 casos confirmados, no período sazonal que teve início em julho do ano passado. O cenário de alta de casos reforça a necessidade de atenção aos sintomas característicos da dengue. A transmissão acontece com a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Os sintomas podem aparecer em até 15 dias. A identificação dos sinais faz a diferença para o diagnóstico precoce, importante para o tratamento adequado, como destaca o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria municipal de Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira.

SONORA

Segundo Oliveira, a hidratação intensa é o principal tratamento para a dengue, mas é preciso atenção para o agravamento do quadro.

SONORA

O diretor destaca que a pessoa com sintomas se ajuda e ajuda as equipes quando informa que esteve em uma região onde há casos de dengue. Isso antecipa o diagnóstico e o tratamento, além de permitir o bloqueio sanitário no perímetro onde mora, reforça Oliveira.

SONORA

O “bloqueio” é uma vistoria na região onde a pessoa mora para verificar se há focos do mosquito transmissor e se há mais casos suspeitos de dengue. O especialista também recomenda o uso de repelentes durante o dia para prevenção da dengue. Neste mês, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou uma nova campanha de combate à dengue. A ação reforça a importância de a população limpar seus quintais e outras áreas que possam acumular água e ressalta que é fundamental a participação de toda sociedade para o combate a dengue.