Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Anabolizantes afetam diversas áreas do organismo, pontua especialista

Por Comunicação. Publicado em 27/10/2022 às 14:24.

Uso desse tipo de substância deve ser restrito e prescrito por médicos em casos pontuais, já que pode gerar graves consequências à saúde.

Por Fernanda Nardo

Os esteroides anabolizantes similares viraram uma verdadeira febre entre pessoas que se exercitam diariamente em busca de um corpo mais forte. No entanto, eles pertencem a um grupo de drogas que tem indicação muito precisa na medicina. Infelizmente, nas últimas décadas, passaram a ser utilizados de forma indiscriminada e sem controle médico, o que tem gerado problemas graves de saúde e muitas vezes, até a morte. O coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo, Zair Cândido de Oliveira Netto, explica  que essas substâncias afetam diversas áreas do organismo e podem gerar graves consequências à saúde.

SONORA

O uso de esteroides anabolizantes para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo é proibido. São medicamentos sob controle especial e só podem ser vendidos em farmácias e drogarias, com retenção da receita médica, de acordo com a legislação, destaca o especialista.

SONORA

De acordo com Netto, o uso dessas substâncias por atletas também é condenada o por entidades esportivas internacionalmente.

SONORA