Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Anorexia é um transtorno psiquiátrico que pode provocar graves problemas de saúde

Por Comunicação. Publicado em 29/11/2021 às 15:43.

Mulheres são mais atingidas pelo distúrbio que leva a uma preocupação exagerada com o peso e que pode provocar problemas físicos graves, inclusive levar ao suicídio. Entenda os sinais precoces e quais são as formas de tratamento.

Por Fernanda Nardo

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que leva a uma distorção da imagem corporal (em geral, muito acima do peso), o que gera atitudes de risco como dietas restritivas, abuso de exercícios físicos, indução de vômito e até mesmo uso de medicamentos como laxantes. O problema pode afetar qualquer faixa etária ou gênero, mas é mais comum em mulheres jovens. Às vezes, os portadores do transtorno chegam rapidamente a um grau extremo da desnutrição. Pesquisas mostram que, nesses casos, o índice de mortalidade varia entre 15% e 20%. Segundo a psiquiatra e professora de Medicina da UP (Universidade Positivo), Raquel Heep, a perda de peso impulsionada pelo transtorno é perigosa e pode levar a problemas físicos graves.

SONORA

Segundo a especialista, é possível ficar atento aos primeiros sinais do transtorno logo no começo e impedir que o quadro se acentue.

SONORA

Raquel explica que o tratamento é multidisciplinar e envolve uma equipe composta de médico, psicólogo e nutricionista. O primeiro objetivo é recuperar os quilos perdidos em ritmo seguro a fim de restabelecer a saúde.

SONORA