Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Antes e depois: cuidado com fake news sobre cirurgias plásticas

Por Jornalismo. Publicado em 20/10/2020 às 16:29.

O Brasil lidera ranking de procedimentos estéticos e Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica alerta para o perigo de escolher um profissional pela divulgação nas redes sociais. 

O Brasil foi o país que mais realizou procedimentos estéticos, de acordo com a última pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, referente ao ano de 2018.  Foram mais de 1 milhão de cirurgias plásticas, além de 969 mil procedimentos estéticos não cirúrgicos.  Neste mês, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) lança a campanha “Cirurgia Plástica: não existe milagre. Existe ciência, responsabilidade e especialização!”. 

A ideia é alertar a população para propagandas baseadas em fotografias que supostamente  mostram o antes e depois de pacientes de cirurgias estéticas mas que lançam mão de ferramentas digitais de retoque de imagem, como conta o  presidente da SBCP. 

Dênis Calazans.

SONORA

O presidente alerta que na hora de escolher um profissional para um procedimento cirúrgico é necessário buscar um médico que tenha o título de especialista em cirurgia plástica, o que certifica que ele passou por uma formação adequada para prestar este tipo de serviço. Ele também lembra que não se pode confundir a popularidade nas mídias sociais com a competência do profissional.

SONORA

E a escolha de um profissional habilitado é indispensável, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica, mesmo em casos procedimentos pouco invasivos.

SONORA

 

Amanda Yargas