Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Apesar da pandemia do coronavírus, região Sul do Brasil fecha o mês de junho com saldo positivo de empregos

Por Jornalismo. Publicado em 06/08/2020 às 11:13.

Apesar da pandemia do novo coronavírus, a região Sul do Brasil fechou o mês de junho com saldo de 1.699 novas vagas de emprego. O Paraná criou 2.829 novas vagas de trabalho.

 

 

 

 

 

 

Apesar da pandemia do coronavírus que vem prejudicando a economia, a região Sul do Brasil fechou o mês de junho com saldo positivo de vagas. No total, o saldo de empregos da região ficou em 1.699 vagas, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia. O número positivo da região contrasta com o panorama nacional, de saldo negativo de 10.984 demissões a mais que contratações no mês. Apesar dos números positivos, diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, explica que é preciso fazer uma análise mais profunda sobre o que está realmente acontecendo na economia neste momento.

Áudio

 

Santa Catarina teve o melhor resultado na geração de emprego em junho entre os estados da região Sul. O estado catarinense teve um saldo positivo de 3.721 novos empregos formais no mês. Foram 59.980 contratações e 56.259 demissões registradas em Santa Catarina. O coordenador estadual do Sine de SC, Ramon Fernandes, explica que todos os setores da economia catarinense contrataram mais do que demitiram no mês.

Áudio

 

O Paraná também apresentou número positivo no saldo de empregos em junho. O estado paraense criou 2.829 novas vagas. Foram 72.771 contratações e 69.942 demissões.

Porém, o Rio Grande do Sul ficou entre os três piores resultados do Brasil e acabou puxando negativamente o resultado da região sul. Com saldo negativo de 4.851 postos de trabalho a menos em junho. No mês, foram 53.340 contratações, contra 58.191 demissões. A economista-chefe da Fecomércio do Rio Grande do Sul, Patrícia Palermo, explica que o resultado de junho, apesar de negativo, já foi melhor do nos meses anteriores.

Áudio

 

De Florianópolis, repórter Stefany Alves.