Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aprenda no Paraná o que foi nazismo e por que ele é considerado uma afronta à democracia

Por Jornalismo. Publicado em 11/02/2022 às 18:12.

O Nazismo esteve no centro de discussões sobre liberdade de expressão e direitos políticos nesta semana. No Paraná, o Museu do Holocausto conta o que este movimento representou no mundo e por que ele é contrário aos direitos humanos e à democracia.

por Amanda Yargas

 

O Museu do Holocausto, localizado em Curitiba, é a primeira e única instituição que trata sobre este tema no Brasil. A ideia vai além de recordar o passado, e busca lições contemporâneas voltadas para a vida e os valores sociais, como indica Carlos Reiss, coordenador-geral do Museu do Holocausto. 

SONORA

O Nazismo nasce como um partido político no início do século passado e se fortalece num contexto econômico e político delicado para a Alemanha. O partido chega ao poder com Adolf Hitler e propaga ideias de superioridade racial

SONORA

O massagre destes grupos étnicos pelo regime nazista, que recebeu o nome de Holocausto, fez entre 15 e 20 milhões de vítimas. Estas pessoas eram perseguidas e mantidas em campos de concentração, onde viviam em condições subhumanas, eram forçadas a trabalhos pesados e depois eram mortas em câmaras de gás.

SONORA

Recentemente uma polêmica tomou as redes sociais quando um influenciador digital defendeu que grupos nazistas deveriam ter direito de se organizar em um partido político, como forma de garantir a liberdade de expressão. O professor e historiador Dennison de Oliveira, da UFPR, autor do livro “Para Entender a Segunda Guerra Mundial” pondera porque não é possível admitir partidos nazistas em regimes políticos democráticos. 

SONORA

Para saber mais sobre o Museu do Holocausto ou agendar uma visita, acesse museudoholocausto.org.br