Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Área da saúde do PR tem maior representatividade nas Eleições 2020

Por Jornalismo. Publicado em 13/10/2020 às 17:45.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, em 2020 aumentou o número de candidatos ligados à área da saúde nas eleições municipais em todo Paraná. Em pleito marcado pela pandemia, saiba o que isso significa para o eleitor na reportagem de Juliana Sartori.

Para escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas eleições deste ano, os paranaenses têm mais candidatos ligados às áreas da saúde do que na última disputa eleitoral para os mesmos cargos. Das últimas eleições municipais para cá, aumentou o número de pessoas que declararam à Justiça Eleitoral terem uma ocupação ligada à alguma área da saúde, como médicos, enfermeiros ou agentes de saúde.

Este ano são 130 médicos disputando o pleito, enquanto 102 concorreram na última eleição. No caso dos agentes de saúde e sanitaristas, são 227 registros agora em 2020 sendo que em 2016 o número foi de 166. Já os enfermeiros e os técnicos de enfermagem e ocupações semelhantes subiram de 368 candidatos na última disputa para 486 neste ano.

De acordo o cientista político e professor da Fundação Dom Cabral, Creomar de Souza, o momento de pandemia propicia um aumento no número de candidatos com profissões diretamente relacionadas a atual situação em todo Brasil.

SONORA

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Simone Peruzzo,  destaca que os profissionais de saúde têm uma certa vantagem ao ingressar na gestão municipal por terem a experiência no gerenciamento diário de crises de saúde e na atenção básica das pessoas.

SONORA

Simone Peruzzo afirma que o profissional da área de enfermagem é essencial para a gestão pública e precisa de representatividade política, já que sofre com descaso das suas necessidades, mesmo em plena crise sanitária causada pela pandemia, sendo o profissional linha de frente contra a Covid-19.

SONORA

De Curitiba, Juliana Sartori