Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Barreado: sabor com identidade através do Selo IG no Litoral do Paraná

Por Comunicação. Publicado em 07/12/2023 às 13:29.

Com 200 anos de história, comida típica caiçara ganha selo de Identificação Geográfica, salvaguardando a cultura e valorizando os saberes tradicionais.

Por Fernanda Nardo

O barreado, prato típico do litoral do Paraná, não é apenas uma iguaria gastronômica, mas também uma expressão viva da rica herança cultural da região. No último ano, o barreado recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG). O prato típico é o 100º produto com IG no Brasil e o 12° no Paraná. Com suas origens profundamente enraizadas na tradição caiçara, o barreado transcende os limites da culinária, tornando-se um símbolo de identidade para as comunidades locais. Segundo Tania Madalozo, presidente da Associação de Restaurantes e Similares de Morretes e Região, este reconhecimento legal confere ao prato uma autenticidade ligada à sua origem geográfica específica, protegendo não apenas o produto, mas também as tradições e práticas culturais associadas.

SONORA

O preparo tradicional do Barreado do Litoral foi herdado da região de Açores, de Portugal, mas acabou adaptado à realidade do Litoral paranaense, com o uso de alimentos típicos da região. Essa iguaria, preparada com carne bovina cozida lentamente em um recipiente vedado com barro, não é apenas uma festa para o paladar; é um testemunho da habilidade transmitida de geração em geração. As longas horas de cozimento lento, muitas vezes acompanhadas do bom fandango caiçara, transformam o preparo do barreado em um evento social, reunindo famílias e amigos em sua origem, conta Tania.

SONORA

Esse reconhecimento geográfico não é apenas uma etiqueta; é um compromisso com a autenticidade, a sustentabilidade cultural e o fortalecimento da identidade local. A presidente da associação destaca que a concessão do selo de IG para o barreado também impulsiona a economia local, incentivando a produção e o turismo na região.

SONORA